Lista de Notícias

I Festival de Jogos beneficentes:

Casa de Apoio da Fundação Cristiano Varella.

Saude - 26 de Novembro de 2018
Horário: 11:16

Parque de Exposições S/N são Vicente :
No dia 23 de novembro aconteceu no parque de Exposições o I Festival de Jogos beneficentes em prol da Casa de Apoio da Fundação Cristiano Varella.
A Secretária de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte idealizaram esse evento que podemos dizer com todas as letras que foi um sucesso. Primeiro agradecemos a todos os envolvidos. Um agradecimentos em especial para a nossa Secretária de Saúde Maria Eni Resende Cunha que sempre apoia todos os projetos levados à Secretária. Agrademos também à Secretária de Educação Adriana Carminate e a Diretora Elza Nunes que sempre nos recebem de braços abertos. As estrelas do projeto foram as nossas crianças, e é para eles que vai o nosso maior agradecimento, pois sem elas, jamais teríamos arrecadado tantos alimentos. Aos pais e responsáveis, um muito obrigado pelo apoio à nossa causa. As professoras, merendeiras e funcionários do colégio o nosso muito obrigado pelo carinho, apoio e participação. Aos funcionários da nossa Secretária, não esperávamos nada diferente do que fizeram, sempre empenhados e comprometidos em todas as situações.
Para Joao Paulo Rezende e Mariana Couto que Deus retribua em dobro pela generosa doação.
Foram arrecado:
54 pacotes de feijão, 4 pacotes de arroz de 5 kg e 4 pacotes de 1 kg; 1 pacote de 5 kg, 3 pacotes de 2 kg e 2 de 1kg; 14 pacotes de fuba, 7 pacotes de farinha; 7 pacotes de farinha de rosca; 3 pacotes de sal; 6 pacotes de cafe; 2 pacotes de tempero; 3 pacotes de canjiquinha; 6 pacotes de achocolatado; 70 pacotes de macarrão de 500 grs e 5 pacotes de 1 kg, 11 litros de óleo; 2 litros de leite; 11 pacotes de biscoito. 100 reais.
Muito Obrigado a todos.
Pablo Silvestri, Rose Ferreira, Bete Almeida, Thais Côrtes Bello, Iara Pereira Dos Santos, João Marcos Ramos, Maria Rita Madeira, Ronaldo Cerqueira, Géssica Pacheco Caçador, Tereza Rezende, Leidiane Maria Gomes Luiz, Geruzia Rodrigues Rocha

Campanha de prevenção do Câncer esta chegando:

10 a 14 de Dezembro de 2018.

Saude - 15 de Novembro de 2018
Horário: 09:16

Parque de Exposições S/N são Vicente :
A Campanha de prevenção do Câncer esta chegando. Serão realizadas mamografias, preventivos e PSA. As faixas etárias para os exames são as seguintes: Mamografia: 50 à 69 anos de acordo com as normas do Ministério da saúde. Mulheres na faixa etária dos 40 anos com histórico familiar.
Preventivo: Mulheres do 25 à 64 anos de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
PSA: Para os homens com idade a partir de 45 anos de idade.
No dia de do seu exame apresente munido de Identidade, CPF, Comprovante de Residencia e cartão do SUS atualizado.
Para maior organização os ACSs do município já estão preenchendo as documentações necessária para melhor fluxo e atendimento, assim como definindo os dias de cada micro área do município, para não haver nenhum transtorno ou excesso de exames em um dia especifico, uma vez que só podem ser realizadas 50 mamografias por dia por segurança medica das técnicas em radiologia. Já que estamos cuidando da nossa saúde não podemos ferir a do outro. Não é mesmo!?!
Não esqueça de trazer sua doação para a casa de Apoio da Fundação. Aproveite essa oportunidade e envie a sua doação. Há já estamos recebendo desde já. Você pode doar Açúcar, biscoito, leite de caixinha. Mas toda doação é bem vinda. Seja você também um parceiro da maior Fundação contra o câncer de Minas.

O PROGRAMA DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE :

PROMAVS da GRS Leopoldina.

Saúde - 13 de novembro de 2018
Horário: 09:16

Na Avaliação são considerados 36 indicadores :
Indicador 1 - Existência de Referência Técnica/Coordenação/Gerente na área de Vigilância em Saúde
Indicador 2 - Percentual de Cadastro do Agente de Combate a Endemias (ACEs) no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) atualizado.
Indicador 3 - Percentual de estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário municipal inspecionados.
Indicador 4 - Percentual de denúncias atendidas pela vigilância sanitária.
Indicador 5 - Percentual de projetos arquitetônicos de estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário municipal avaliados no prazo.
Indicador 6 - Realizar pelo menos 6 ciclos de visitas em 80% dos imóveis elegíveis para o controle vetorial de Dengue, Chikungunya e Zika.
Indicador 7 - Percentual de análise mensal, para o parâmetro "Coliformes Totais", de Vigilância da qualidade da água para consumo humano (VIGIAGUA).
Indicador 8 - Criação e funcionamento da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT) Municipal, pelo Conselho Municipal de Saúde.
Indicador 9 - Criação e funcionamento do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika.
Indicador 10 - Percentual de notificações no SINAN com o campo raça/cor preenchidos.
Indicador 11 - Percentual de declarações de óbito com o campo raça/cor preenchido.
Indicador 12 - Percentual de declarações de óbito com o campo ocupação preenchido.
Indicador 13 - Percentual de notificação de casos de sífilis em gestantes.
Indicador 14 - Percentual de notificações de violência com o campo 65 (encaminhamentos) preenchido adequadamente e com, pelo menos, 1 (um) encaminhamento.
Indicador 15 - Percentual de casos humanos de Leishmaniose Visceral (LV) confirmados com exame anti HIV realizado.
Indicador 16 - Percentual de aumento das notificações dos agravos/doenças* de saúde do trabalhador no SINAN.
Indicador 17 - Percentual de Notificação/Investigação dos agravos/doenças* de Saúde do Trabalhador no SINAN, com completude de preenchimento do campo Atividade Econômica (CNAE).
Indicador 18- Percentual de Sintomáticos Respiratórios (SR) identificados e examinados no total estimado para Minas Gerais (0,5% da população)
Indicador 19 - Percentual de Conformidade dos Relatórios de Inspeção.
Indicador 20 - Percentual de inspeções realizadas pelo município com preenchimento do formulário de Notificações de Riscos e Situação de Riscos no FormSUS.
Indicador 21 - Percentual de notificações digitadas no SINAN com encerramento oportuno.
Indicador 22 - Proporção de óbitos fetais e infantis investigados oportunamente
Indicador 23 - Proporção de óbitos maternos investigados oportunamente
Indicador 24 - Proporção de óbitos de mulheres em idade fértil investigados oportunamente
Indicador 25 - Percentual de óbitos não fetais com causa básica definida.
Indicador 26 - Percentual de Casos de Doenças Exantemáticas (Sarampo e Rubéola) com investigação adequada.
Indicador 27 - Percentual de casos notificados de sífilis congênita investigados adequadamente.
Indicador 28 - Percentual de óbitos das doenças transmitidas pelo Aedes, leishmaniose visceral e acidentes por animais peçonhentos investigados oportunamente.
Indicador 29 - Número de boletins de vigilância em saúde (ou similar) produzidos e encaminhados aos serviços de saúde.
Indicador 30 - Percentual de ações de divulgações de medidas sanitárias determinadas por meio de Notificação de Gerência Colegiada (NGC) pela VISA-MG ou por Resoluções Específicas (RE) pela ANVISA.
Indicador 31 - Percentual de vacinas com a cobertura vacinal preconizada para cada vacina - menores de um ano
Indicador 32 - Percentual de cobertura vacinal para vacinas selecionadas para crianças de um ano a menores de dois anos
Indicador 33 -Percentual de cura de Hanseníase entre casos novos diagnosticados nos anos das Coortes
Indicador 34 - Percentual de cura dos casos de tuberculose notificados no SINAN, em populações especiais selecionadas (privados de liberdade, profissionais de Saúde, indígenas, imigrantes e pessoas em situação de rua).
Indicador 35 - Percentual de casos de Tuberculose Pulmonar Bacilífera que abandonaram o tratamento.
Indicador 36 - Percentual de alcance da meta anual para acompanhamento do estado nutricional da população
Depois de todos os resultados apresentados pela Equipe da Vigilância em Saúde, e dado uma nota final ao Município pela realização das ações. É com grande orgulho que compartilhamos com toda a população que obtivemos a nota de 95,00 pontos no total das ações, nota essa nunca tirada antes, e que dificilmente outros municípios conseguem atingir. Além da melhora dos indicadores da saúde municipal este resultado garante ao município o direito de receber 100% do repasse financeiro do Piso Fixo de Vigilância em Saúde, recurso que será utilizado para melhorar ainda mais as ações da secretaria em todo território municipal.É a primeira vez, desde que o programa foi criado, em 2012, que o município recebe nota máxima. Este resultado é consequência das ações de prevenção e promoção da saúde que estão sendo realizados no dia a dia pelos profissionais que compõem a secretaria de saúde e que participam direta e indiretamente das ações que visam melhorar a qualificação dos serviços de saúde do município.

Programa Saúde na Escola:

Escola Municipal Maria Luisa Torres Martins.

Saúde - 26 de Outubro de 2018
Horário: 16:00

Secretaria Municipal de Saúde - PMSAA:
Hoje dia 25 de outubro foi realizada uma reunião com os pais na Escola Municipal Maria Luisa Torres Martins em consonâncias com o funcionário da Secretaria Municipal de Saúde Pablo Silvestri, a funcionaria vigilância em Saúde Municipal Maria Rita Madeira Ronaldo Cerqueira e a Diretora da Escola Municipal Tia Elza Nunes.
Infelizmente nem todos as pais comparecem, mas esperamos que os ausentes possam a vir nas reuniões futuras.
A reunião abordou varias pautas do Programa Saúde na Escola como:
Alimentação Saudável, Saúde Bucal, mas o tema principal foi apresentar o problema recorrente com agravos negligenciados que vem acometendo alguns turmas do Colégio. Ficamos muito felizes com a participação dos pais e reiteramos que a presença de todos os convocados e de extrema importância.

Palestraram sobre Educação em Saúde Bucal:

Escola Municipal São Domingos.

Saúde - 09 de Outubro de 2018
Horário: 16:00

Secretaria Municipal de Saúde - PMSAA:
Hoje dia 09 de outubro o Cirurgião Dentista da ESF Dr. Alexandre Elmais a Enfermeira Dra. Amanda Lamon.
Palestraram sobre Educação em Saúde em Saúde Bucal na Escola Municipal de São Domingos.
O que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal é importantíssima, pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias.
A partir dessa semana daremos continuidade do projeto de Triagem Escolar no nosso distrito.

Fotos:

Capacitação dos funcionários da Epidemiologia :

03 de Outubro de 2018.

Saúde - 18 de Outubro de 2018
Horário: 16:00

Secretaria Municipal de Saúde - PMSAA :
Na primeira semana de Outubro,
o funcionário da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina Ricardo, deu uma capacitação para os funcionários da Epidemiologia Municipal a fim de capacitá-los para que os próprios funcionários possam realizar as análises de larvas colhidas no município de
Santo Antônio do Aventureiro - MG.

Programa Nacional de Controle do Tabagismo :

02 de Outubro de 2018.

Saúde - 11 de Outubro de 2018
Horário: 16:00

Secretaria Municipal de Saúde - PMSAA :
No dia 2 de outubro tivemos o
segundo encontro do Grupo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo na Unidade de Saúde de São Domingos juntamente com a Nutricionista do NASF Dra. Flávia Guerra, a Enfermeira da Unidade Dra. Amanda Lamon e o Medico da ESF. Dr. Oberdan.
#Prevenção #Recuperação #Saúde #

Saúde e Educação :

27 de Setembro de 2018.

Saúde - 27 de Setembro de 2018
Horário: 16:00

Secretaria Municipal de Saúde - PMSAA :
O EJA da Escola Estadual Miranda Manso não ficou de fora da ações do PSE. Foram realizada A triagem com Avaliação e procedimento coletivo de:
- Saúde Ocular (Foi realizado o Teste de Snellen para avaliar a acuidade visual de cada educando. Os educandos que apresentaram alterações neste teste, deverão passar por uma nova avaliação visual e se constada realmente uma baixa acuidade visual, o respectivo aluno deverá ser encaminhado através da UBS para consulta especializada).
- realização de teste rápidos para diagnósticos de hepatites virais e sífilis.
Avaliação e Atendimento em grupo de:
- Detecção precoce de agravos de saúde negligenciados (prevalentes na região: hanseníase, tuberculose, malária etc.).
Agradecemos a todos os Funcionários da Escola pela colaboração e empenho.
Pablo Silvestri e Rose Ferreira.

Fotos:

Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes :

22 de Maio de 2018.

CRAS - 22 de Maio de 2018
Horário: 16:00

UMA PARCERIA COM AS ESCOLAS, CRAS, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, POLICIA MILITAR E CONSELHO TUTELAR:
A Secretaria de Municipal de Assistência Social, por meio de outras parcerias, estiveram nesta segunda-feira (14), o Secretário Flávio Eduardo Coelho Pires para campanha de orientação a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes no município, a ação ocorreu nos turnos da manhã e tarde, foram feitos trabalhos de conscientização e alerta para as crianças, através de cartazes, palestras e passeatas com as crianças e adolescentes.
Para as Secretárias foi muito gratificante ver tantas crianças aprendendo a se defender, no final dos trabalhos as crianças e adolescentes firmaram juntos numa passeata mostrando cartazes para orientação da comunidade também ao leito familiar. “Este será um trabalho contínuo nas escolas e nas comunidades do interior, todos juntos no Combate a este mal que destrói a vida de tantas crianças e adolescentes deste município”, concluiu a Secretária.
Na ocasião estiveram presentes a Escola Estadual Miranda Manso , Escola Municipal Maria Luiza Torres Martins, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Policia Militar, Conselho Tutelar e equipe do Cras Aventureiro .
Flávio Eduardo Coelho Pires.

Encontro de gestante :

15 de Maio de 2018.

Pablo Silvestri - 15 de Maio de 2018
Horário: 15:06

Hoje aconteceu o nosso primeiro "Encontro de gestante" do ano de 2018, tendo como tema central Alimentação e Amamentação.
Nossa Nutricionista maravilhosa Flávia Guerra, abordou temas específicos sobre esse tema como:
benefícios, mitos, verdades e esclareceu duvidas das gestantes.
Que nosso Grupo aumente cada mês mais. Obrigado equipe da ESF pela empenho e meninas pela presença