Notícias e informativos
2021 2020 2019

FEIRA DA Saúde :

Centro de Saúde Walmir Stambassi.

Publicação: 14 de Dezembro de 2021
Horário: 14:00

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro(em Minas Gerais) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, convida a todos a participarem da PRIMEIRA FEIRA DE SAÚDE do município que vai ser realizada neste sábado, 18 de dezembro, na Quadra Poliesportiva Nilson Cavalheiro, em frente ao posto de Saúde Walmir Stambassi / na Sede do Município.
DAS 8H ÀS 13H.
Durante a Feira, será realizado testes rápidos, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aula de alongamento, pula pula pipoca para as criançadas, emissão da 2ª via de CPF, transferência e emissão de Título de Eleitor, além da participação do Corpo de Bombeiros e SAMU com mini cursos ministrados no local.
NÃO FIQUE FORA DESSA!!!

Programa Saúde na Escola :

"Centro de Saúde Walmir Stambassi"

Publicação: 19 de Outubro de 2021
Horário: 16:30

Devido às aulas ainda não terem retornado para a forma presencial, algumas ações do Programa Saúde na Escola realizadas em âmbito escolar, e que são de extrema importância para a saúde de nossos alunos serão desenvolvidas nas Unidades de saúde do município (distrito e povoado). Hoje (19), iniciamos os atendimentos no Centro de Saúde Walmir Stambassi. Aos Pais e responsáveis interessados solicitamos que entre em contato com o seu Agente Comunitário de Saúde durante o mês outubro para realizarmos o agendamento.

OUTUBRO ROSA:

" Unidade de Saúde ofereceu Exame preventivo "

Publicação: 19 de Outubro de 2021
Horário: 14:30

No sábado dia 16 de outubro, em comemoração a Campanha do Outubro Rosa a Unidade de Saúde ofereceu Exame preventivo, Teste de glicemia Capilar e testes rapidos de ISTs.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C.
O Exame preventivo um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada.

Atualize sua Carteira de Vacinação:

"Campanha Nacional de Multivacinação"

Publicação: 18 de Outubro de 2021
Horário: 16:30

Sábado foi o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.
Manter a vacinação de crianças e adolescentes em dia é um compromisso todos.
Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou, nesse mês de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação de 2021. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).
Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep 😎, Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
A vacinação é uma responsabilidade de todos!
Faça a sua parte!

CAMPANHA DE VACINAÇÃO :

I Dose para Profissionais da Educação.

Publicação: 08 de Junho de 2021
Horário: 12:00

Secretaria Municipal de Saúde informa que avançaremos a vacinação para Trabalhadores da Educação.
Na fase II (atualização em 07/06), vacinaremos, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:
• Pessoas com comorbidades;
• Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
• gestantes e puérperas com comorbidades;
• Trabalhadores da Educação;
• Forças de segurança e salvamento.
Vacinaremos todos que realizaram o cadastro e que foram aprovados nas comorbidades, assim como todos os trabalhadores da educação municipal e estadual.
Se você esta incluído na 1ª ou 2ª fase e já realizou o seu cadastro aguarde nosso contato para agendamento. Caso não tenha realizado o seu cadastramento, compareça a unidade com sua documentação.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO :

A Campanha Nacional de Vacinação contra o covid-19 está em andamento.

Publicação: 22 de Abril de 2021
Horário: 17:00

A Campanha Nacional de Vacinação contra o covid-19 está em andamento.
A vacinação esta sendo realizada casa a casa pelos profissionais de Saúde, para zelar pela proteção dos idosos mais debilitados e também em pontos estratégicos no município. Os profissionais de saúde entrarão em contato para informar local e horário. Compareça munido do seu cartão de vacina, no horário estipulado e de mascara. Se você esta dentre essas faixas etária aguarde nosso contato.
Caso não seja cadastrado no município (recém domiciliado) procure seu Agente Comunitário de Saúde e regularize sua situação cadastral.
Estamos na 13ª remessa de vacinação e ate o momento estamos nos seguintes grupos prioritários:
100% das pessoas com 90 anos ou mais de idade - Status: vacinação concluída.
100% das pessoas com 85 a 89 anos de idade – Status: vacinação concluída (1°dose)
100% das pessoas de 80 a 84 anos de idade; - Status: vacinação concluída (1° dose)
100% das pessoas de 75 a 79 anos de idade; - Status: vacinação concluída
100% das pessoas de 70 a 74 anos de idade; Status: vacinação concluída (1° Dose)
80% das pessoas com 65 a 69 anos de idade - Status: vacinação em andamento.
Cadastro prévio até alcançar o limite de doses 91,3% dos trabalhadores de saúde seguindo os critérios de prioridade elecandos –
Status:
em andamento.

Utilidade Pública ⚠️⚠️⚠️ :

"bloqueio e combate aos mosquitos Aedes aegypti "

Publicação: 22 de Abril de 2021
Horário: 16:30

A prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro , por meio da Secretaria de Saúde, realizou no dia 20/04/2021, mais uma ação de bloqueio e combate aos mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. O mesmo foi realizado no Distrito de São Domingos. Os agentes de endemias, estão intensificando as ações no Município. Nas residências em que ocorrem casos suspeitos, precisamos realizar o bloqueio num raio de 300 metros na Localidade, assim, evitando o aumento dos casos. Devido à pandemia, os profissionais não adentram nas residências, porém estão sendo distribuídos os larvicidas com verificação de caixas D´água e quintais. O alerta segue nos meses de abril, maio e junho, onde começam a surgir mais casos das doenças causadas pelo mosquito. O poder público está fazendo a sua parte, porém reforçamos aos moradores para que possam colaborar com medidas que podem ser realizadas em suas residências. A população também deve fazer a sua parte executando limpezas diariamente, através de inspeções em seus próprios quintais, mantendo a limpeza necessária, ajudando na eliminação de possíveis focos. Demais ações preventivas como a instalação de telas de proteção em janelas, uso de repelentes, somado à limpeza e eliminação do acúmulo de água parada, que pode acontecer em vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d'água, calhas, baldes, tambores, entre outros, também são necessários neste período..

Projeto municipal de Busca ativa e triagem de covid-19:

" Resumo semanal do Projeto de Busca ativa e triagem de covid-19 "

Publicação: 21 de Abril de 2021
Horário: 16:30

Resumo semanal do Projeto de Busca ativa e triagem de covid-19 A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 12 de abril o Projeto municipal de Busca ativa e triagem de covid-19.
A criação desse projeto foi motivada pela grave crise de saúde pública em decorrência da pandemia da Covid-19 e o seu caráter absolutamente excepcional é necessário impor e adotar medidas de combate à disseminação do surto pandêmico.
Foi desenvolvido um mapeamento do município para a realização do rastreio. O rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas e assintomáticas em função laboral prevê a aplicação de testes para a Covid-19 a fim de identificar pacientes positivados.
Após a realização dos testes, as pessoas positivadas na fase aguda da doença com resultado IgM, para doença passam a ser monitoradas, evitando que a família e demais pessoas também sejam evitando que seus contactantes sejam também contaminados.
O município iniciou a testagem de uma taxa de trabalhadores de estabelecimentos e empresas do município. Foram realizados 149 testes até o dia 19, onde algumas pessoas apresentaram resultado positivo de IgG. Este resultado indica infecção passada, o fato de o IgG ter sido reagente, indica que o seu organismo pode estar produzindo os anticorpos. Na próxima semana terminaremos os estabelecimentos e setores públicos da sede do município e iniciaremos o distrito de são domingos e o povoado do Alto da Conceição.

Secretaria Municipal de Saúde - PMSAA:

Resumo Diário de atuação da equipe municipal de abordagem e enfrentamento ao Covid-19

Publicação: 19 de Abril de 2021
Horário: 09:00

Apoio: Polícia Militar.
Dia:17/04/2021 período 12:00 as 21:00 horas
Total de abordagens da barreira educativa: 164
Domicílios notificados e monitorados: 02
Domicílios notificados por supostas aglomerações: 00
Máscaras distribuídas nas ações: 00
Domicílios programados para visita e monitoramento no dia seguinte: 03
Aglomeraçõe e festas encerradas: 00
Domicílios com usuários monitorados: 03
#Aventureirocontraocovid


Apoio: Polícia Militar.
Dia:16/04/2021 período 16:00 as 21:00 horas
Total de abordagens da barreira educativa: 130
Domicílios notificados e monitorados: 02
Domicílios notificados por supostas aglomerações: 00
Máscaras distribuídas nas ações: 00
Domicílios programados para visita e monitoramento no dia seguinte: 00
Aglomeraçõe e festas encerradas: 00
Domicílios com usuários monitorados: 01
#Aventureirocontraocovid


Apoio: Polícia Militar.
Dia:10/04/2021 período 12:00 as 21:00 horas
Total de abordagens da barreira educativa: 36
Domicílios notificados e monitorados: 09
Domicílios notificados por supostas aglomerações: 20
Máscaras distribuídas nas ações: 00
Domicílios programados para visita e monitoramento no dia seguinte: 00
Aglomeraçõe e festas encerradas: 00
Domicílios com usuários monitorados: 03
#Aventureirocontraocovid


Apoio: Polícia Militar.
Dia: 09/04/2021 período 15:00 as 21:00 horas
Total de abordagens da barreira educativa: 153
Domicílios notificados e monitorados: 02
Domicílios notificados por supostas aglomerações: 05
Máscaras distribuídas nas ações: 01
Domicílios programados para visita e monitoramento no dia seguinte: 05
Aglomeraçõe e festas encerradas: 01
Domicílios com usuários monitorados: 02
#Aventureirocontraocovid


Apoio: Polícia Militar.
Dia: 03/04/2021 período 08:00 as 16:00 horas
Total de abordagens da barreira educativa: 120
Domicílios notificados e monitorados: 12
Domicílios notificados por supostas aglomerações: 02
Máscaras distribuídas nas ações: 150
Domicílios programados para visita e monitoramento no dia seguinte: 00
Aglomeraçõe e festas encerradas: 01
Domicílios com usuários monitorados: 00
#Aventureirocontraocovid


Apoio: Polícia Militar.
Dia: 02/04/2021 período 08:00 as 21:00 horas
Total de abordagens da barreira educativa: 201
Domicílios notificados e monitorados:35
Domicílios programados para visita e monitoramento no dia seguinte: 06
Máscaras distribuídas nas ações: 00
Aglomerações e festas encerradas: 02
Domicílios com usuários monitorados: 27
#Aventureirocontraocovid


Apoio: Polícia Militar.
Dia: 01/04/2021 período 16:00 as 21:00 horas
Total de abordagens da barreira educativa: 251
Domicílios notificados e monitorados:00
Domicílios programados para visita e monitoramento no dia seguinte: 22
Máscaras distribuídas nas ações: 00
Aglomerações e festas encerradas: 03
Domicílios com usuários monitorados: 05
#Aventureirocontraocovid


Pela manhã de sexta-feira foi realizado pela equipe de monitoramento uma abordagem educativa com um grupo de cerca de 20 ciclistas. Após a abordagem a equipe acompanhou os ciclistas até a saída do município. Os jovens pertenciam ao município de Além Paraíba.

A Secretária Municipal de Saúde vem agradece o apoio da Polícia Militar Municipal assim como a Gestão Municipal. A nossa equipe só temos que nos orgulhar o esforço, dedicação e perseverança. Foi um trabalho incrível. Agradecemos também a colaboração da população e esperamos que as medidas de prevenção e de isolamento continuem sendo comprimidas como foi nesse feriado prolongado. Esperamos que as ações de Enfrentamento ao covid-19 realizadas nesses 3 últimos dias reflitam positivamente no cenário epidemiológico municipal.

As equipes desenvolveram nesse período panfletagem pelo município e orientação para a população. As barreiras educativas além de abordagem e orientações de medidas de prevenção ao Covid-19, realizaram o cadastro de pessoas para serem monitoradas no dia seguinte pela equipe móvel, além de distribuição de máscaras e panfletagem. Solicitamos à população que continue nos passando informações de aglomerações, não residentes e residentes em egresso no município e pessoas que descumprirem o isolamento.

As ações estam sendo intensificadas devido ao aumento significativo de casos no município no mês de março.
Contamos com a colaboração e ajuda de todos os municípios
.
#Aventureirocontraocovid

INFORMATIVO - VACINAÇÃO COVID-19 :

Estamos vacinando idosos de 68 e 69 anos.

Publicação: 06 de Abril de 2021
Horário: 08:00

Atenção!
Se você tem mais de 70 anos de idade completos e ainda não tomou a 1ª Dose da vacina contra covid-19, entre em contato com o seu Agente Comunitário de Saúde ou qualquer funcionário da Saúde Municipal o mais rápido possível para regularizar o seu cadastro.
Atualmente estamos vacinando idosos de 68 e 69 anos.
A sua vez irá chegar.

INFORMATIVO - ENFRENTAMENTO COVID-19 :

As equipes de abordagem nos domicílios.

Publicação: 01 de Abril de 2021
Horário: 10:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro informar que, nos dias 01, 02 e 03 de abril estará com equipes em campo realizando ações de enfretamento ao Covid-19.
Entre em contato:
celular: 32 991266136 = telefones: 3286 1247 – 1172
horário de 08:00 as 16:00 horas e informe a equipe que estará na Unidade de Saúde.
As equipes de abordagem realizarão nos domicílios busca ativa e registro em todo o território do município de pessoas residente em egresso, não residente com domicilio próprio no município além de monitoramento dos casos ativos confirmados, suspeitos e contactantes notificados para covid-19.
Contudo contamos com a colaboração de todos e pedimos à população para informar e comunicar se você esta vindo para a cidade.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO :

A Campanha Nacional de Vacinação contra o covid-19 está em andamento.

Publicação: 24 de Março de 2021
Horário: 15:00

A vacinação esta sendo realizada casa a casa pelos profissionais de Saúde, para zelar pela proteção dos idosos mais debilitados.
A partir de hoje dia 24 de março a vacinação será realizada também em pontos estratégicos no município. Os profissionais de saúde entrarão em contato para informar local e horário. Compareça munido do seu cartão de vacina, no horário estipulado e de mascara. Se você esta dentre essas faixas etária aguarde nosso contato. Caso não seja cadastrado no município (recém domiciliado) procure seu Agente Comunitário de Saúde e regularize sua situação cadastral.
Estamos na remessa de vacinação e ate o momento estamos nos seguintes grupos prioritários:
100% das pessoas com 90 anos ou mais de idade - Status: vacinação concluída.
100% das pessoas com 85 a 89 anos de idade – Status: vacinação concluída
100% das pessoas de 80 a 84 anos de idade; - Status: vacinação concluída
100% das pessoas de 75 a 79 anos de idade; - Status: vacinação em andamento.
13% das pessoas de 70 a 74 anos de idade; Status: em andamento
seguindo os critérios de prioridade:
Pessoas de 70 a 74 anos de idade acamadas.
Pessoas de 70 a 74 anos de idade domiciliado com alguém de 75 e mais de idade.
Cadastro prévio até alcançar o limite de doses
91,3% dos trabalhadores de saúde seguindo os critérios de prioridade elecandos – Status: em andamento.

Programa de Controle da Dengue:

" Executa ações de bloqueio de Santo Antônio do Aventureiro "

Publicação: 16 de Março de 2021
Horário: 15:30

Foi realizado nesta terça-feira (16/03/21) ações para bloquear novos casos de dengue no município. Em razão disso, equipes fizeram a aplicação de inseticida UBV, no entorno dos locais onde o caso foi registrado. Este tipo de atividade é chamada de perifocal e tem o intuito de eliminar a presença de mosquitos adultos. Santo Antônio do Aventureiro, contabiliza até o momento 1 caso de dengue. Atualmente, 3 agentes de endemias, juntamente, com um supervisor também percorrem o município com o intuito de eliminar os focos do mosquito transmissor. As equipes executam as atividades de prevenção, além do monitoramento das armadilhas e pontos estratégicos (cemitérios). O auxílio da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Não bastam apenas as ações desenvolvidas pelo Programa de Controle, todos têm que vistoriar seus quintais para eliminar recipientes com água parada. Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti: Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda; Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; Mantenha lixeiras tampadas; Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água; Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana; Mantenha ralos fechados e desentupidos; Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana; Retire a água acumulada em lajes; Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados; Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário; Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue; Nos cemitérios, prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água); Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores; Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água; Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas; Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir o escoamento da água

UTILIDADE PÚBLICA:

" COMBATE À DENGUE: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA COLETA DE PNEUS "

Publicação: 12 de Março de 2021
Horário: 09:00

Com o período de chuvas a Secretaria Municipal de Saúde - PMSAA em parceria com a Secretaria de Obras e Transporte, com o objetivo de eliminar o criadouro do AEDES AEGYPTI, realizou no dia 9/03/2021, a coleta de pneus nas ruas da Sede do município. Esse projeto faz parte das ações de prevenção para eliminar possíveis criadouros do transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Os pneus foram recolhidos em vários pontos do município através da equipe da dengue e com a ajuda de um servidor que nos foi cedido para colaborar com a retirada nesse mutirão de limpeza. A infestação do mosquito Aedes Aegypti é beneficiada pelo acúmulo indevido de água e pelo descarte e destinação inadequados de resíduos sólidos. Dentre os potenciais criadouros, o pneu é uns dos preferidos pelo mosquito devido a sua natureza e condições favoráveis de abrigo e proteção.
Quem tiver pneu para descarte em casa, por favor, não o jogue na rua ou o deixe exposto em situações propícias ao foco, deve se procurar a equipe da dengue na Secretária de Saúde para que possa feita a coleta do material com segurança.
Quem tiver interesse em saber mais informações pode entrar em contato com o setor pelo telefone 3286-1247 ou ir até a Secretaria de Saúde.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO :

ATUALIZAÇÃO SEMANAL DO VACINÔMETRO MUNICIPAL :

Publicação: 09 de Março de 2021
Horário: 13:30

A campanha de vacinação nacional contra o Covid-19 esta avançando. ate o momento já alcançamos os seguintes dados:
100% dos idosos cadastrados acima de 90 anos;
100% dos idosos cadastrados acima de 85 anos;
70% dos idosos cadastrados de 80 a 84 anos.;
83,04% dos trabalhadores da saúde.
A vacinação esta sendo realizada casa a casa pelos profissionais de Saúde, para zelar pela proteção dos idosos. Se você esta dentre essa faixa etária aguarde nossos vacinadores. Caso não seja cadastrado no município (recém domiciliado) procure seu Agente Comunitário de Saúde e regularize sua situação cadastral.
O vacinômetro é uma ferramenta digital que permite à população acompanhar o número de pessoas/profissionais que foram vacinadas contra a Covid-19 no município de acordo com o avanço das fases de vacinação.
Obs: Atentem-se a data do vacinômetro.

Estamos empenhados na prevenção ao coronavírus

mas não podemos esquecer da Dengue.

Publicação: 09 de Março de 2021
Horário: 17:00

Dada como perdida mesmo após ter sido licitada em novembro do ano passado pela então gestão municipal 2016/2020 de Santo Antônio do Aventureiro, finalmente a Câmara para Conservação de Vacinas, Medicamentos e Termolábeis com Temperatura de 2º°C a 8°C, com alarme, chegou ao seu destino, ou seja, a Unidade de Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde daquele município serrano. O equipamento, de suma importância para o bom funcionamento das atividades diárias da Pasta, havia sido licitada em novembro do ano passado, com a empresa Bunker Equipamentos de Laboratórios sendo a vencedora do certame com o custo de R$ 9.986,87 (nove mil, novecentos e oitenta e seis reais e oitenta e sete centavos), com pagamento à vista até 30 dias após sua entrega. Vale ressaltar, é obrigatório a existência, em funcionamento, do maquinário em questão dentro das instalações da Unidade de Farmácia, sob pena de interdição da mesma caso inexista o equipamento.
Até meados de janeiro último, após ter assumido o comando da municipalidade o prefeito Amaury de Sá Ferreira, o único contato entre a empresa vencedora do processo licitatório e o município havia sido o certame, daí, com a necessidade do maquinário foi feito um contato com a gerência comercial da empresa, que solicitou uma prorrogação no prazo da entrega, que seria em 30 de janeiro, para 10 de fevereiro, sob a alegação de o produto não havia sido entregue por razões de ordem técnica. Ressalta-se que, pelo não cumprimento do prazo de entrega, a venda poderia até mesmo ter sido cancelado, trazendo transtornos até mesmo para a guarda de vacinas. A situação acabou sendo contornada, graças a ação da titular da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Lúcia Caçador Cavalheiro, que acionou a assessora jurídica da Pasta, a advogada Dra. Carmen Lúcia Gondin Mendes Schmidt, no sentido de que buscasse, dentro da legalidade, intervir na questão. De imediato, após ficar a par da situação, em 23 de fevereiro ficou acertado entre as partes, Dra. Carmen Schmidt (Assessoria Jurídica da PMSAA) e Regina Busato (diretora da Bunker Equipamentos), ficou acertado que o equipamento seria despachado até 1º de março com prazo de entrega após no máximo seis dias úteis pela transportadora, o que acabou ocorrendo na última segunda-feira (08), por volta das 15 horas.

SEMANA DA MULHER :

Dia 08 À 12/03, um Preventivo em sua Homenagem :

Publicação: 08 de Março de 2021
Horário: 16:00

O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta.
O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata, e exaltar sua importância. Para você, mulher que nunca cansa de se doar, de cuidar e de fazer o bem, sinta-se abraçada e receba essa simgela homenagem para lembrar da sua importância e força. Feliz dia da mulher!

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO :

Relatório da Gerencia Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina.

Publicação: 01 de Março de 2021
Horário: 17:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro informa no dia de hoje (01 de março de 2021). Recebemos o seguinte relatório da Gerencia Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina.
Em relatório com linhagens de 22 genomas de SARS-CoV-2 detectadas no estado de Minas Gerais. Foi detectada linhagem P.2 em uma amostra de 1 paciente residente do município de Santo Antônio do Aventureiro.
Das 22 amostras processadas, foram identificadas 15 genomas da linhagem P.2, três genomas da linhagem B.1.1.143 e B.1.1.28 cada, e uma genoma da linhagem B.1.1.33.
As duas principais linhagens circulando no Brasil, desde fevereiro de 2020, são B.1.1.33 e B.1.1.28, ambas sem alterações significativas na proteína Spike (S). A linhagem P.2 contém a mutação E484K na Spike e possui maior rapidez na infecção e já foi encontrada em todas as regiões dos pais.
Informamos que esta sendo realizada a investigação epidemiológica do caso.
Reforçamos que as medidas de prevenção sanitárias e de isolamento social contra o novo coronavíus e variantes sejam cumpridas com maior rigidez e responsabilidade. Cada munícipe deve se conscientizar quanto a essas medidas e o cumprimento das mesmas.

Estamos empenhados na prevenção ao coronavírus

mas não podemos esquecer da Dengue.

Publicação: 26 de Fevereiro de 2021
Horário: 17:00

O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.
O que fazer?
• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
• Mantenha lixeiras tampadas;
• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.
• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
• Mantenha ralos fechados e desentupidos;
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
• Retire a água acumulada em lajes;
• Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

2ª FASE DA VACINAÇÃO

Demais trabalhadores da Saúde Pública e privada do Município; Acima de 90+

Publicação: 11 de Fevereiro de 2021
Horário: 13:00

Iniciamos no dia de hoje 11 fevereiro a 2ª fase da vacinação nacional contra o Covid-19. Nessa fase continuaremos a vacinação dos trabalhadores da saúde publica e privada do município e todos os idosos acima de 90 anos. Foto da nossa querida usuária Maria Cecilia Gavioli recebendo o imunobiológico em um dia mais que especial, o dia do seu aniversario. Parabéns Dona Cecilia. (Foto Autorizada) Foto da nossa querida usuária Maria Jose Teixeira Gomes. (Foto autorizada)

ATENÇÃO ATUALIZAÇÃO DO VACINÔMETRO.

Total de Doses Recebidas: 88+1

Publicação: 10 de Fevereiro de 2021
Horário: 14:00

O vacinômetro é uma ferramenta digital que permite à população acompanhar o número de pessoas/profissionais que foram vacinadas contra a Covid-19 no município de acordo com as fases de vacinação. Se atentem a data do vacinômetro.
Informamos que um frasco apresentou desvio de qualidade, obtendo uma dose a mais de vacina. Essa situação também foi relatada por outros municípios, sendo assim a dose “extra” foi notificada a Regional de Saúde e também no Sistema de Informação da Anvisa como solicitado por nossa Regional para garantir o envio da segunda dose. A dose nos próximos dias ira aparecer também no vacinômetro do Estado. Seguimos transparente na divulgação das informações por isso esclarecemos o fato da dose extra.

1ª remessa da vacina contra o Covid-19.

#aventureirocontraocoronavírus

Publicação: 19 de Janeiro de 2021
Horário: 17:00

Hoje dia 19 de janeiro 2021 nosso município recebeu a 1ª remessa da vacina contra o Covid-19. Conforme preconizado no Plano Nacional de Imunização e o Plano Municipal de Contingencia de Vacinação contra Covid-19 serão imunizados inicial os trabalhadores de saúde da linha de frente da rede municipal.
#aventureirocontraocoronavírus

2.128 unidades de seringas com agulha contra o Covid-19

A 1ª remessa das seringas referentes à campanha contra a Covid-19.

Publicação: 18 de Janeiro de 2021
Horário: 13:30

A 1ª remessa das seringas referentes à campanha contra a Covid-19 já chegaram na nossa Unidade.
Recebemos 2.128 unidades de seringas com agulha para iniciarmos a Campanha Municipal de vacinação contra o Covid-19.
Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro - MG

Comunicado! :

Carro de som - covid-19 no município.

Publicação: 11 de Janeiro de 2020
Horário: 17:30

Use máscara. Salve vidas. Lave suas mãos Mantenha uma distância segura.
Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas. Siga os conselhos da autoridade local de saúde.
Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:
Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
Fique em casa se você se sentir indisposto.
Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.
Máscaras
Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.
Informações gerais de saúde pública
Traduzido pela SDL Inc.