Notícias e informativos
2020 2019 2018

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO :

"Estendemos nossos desejos de amor e alegria para todos os munícipes.".

Publicação: 10 de Dezembro de 2019
Horário: 14:00

Estamos encerrando o ano de 2019 e não podemos negar que foi um ano de muitas conquistas, aprendizado, conhecimento, amizades e descobertas. Reconhecemos que ainda temos muito para melhorar, mas gostaríamos de deixar registrado neste vídeo de Natal, nosso compromisso com nossas crianças e adolescentes. Acreditamos em um mundo melhor onde apenas a educação pode transformá-lo. Para isso acontecer, a escola e a família precisam continuar sempre unidas! Nós, da Secretaria de Educação do Município de Santo Antônio do Aventureiro, desejamos um Feliz Natal a todos os alunos e funcionários de nossa rede escolar. Estendemos nossos desejos de amor e alegria para todos os munícipes. Aproveitando o ensejo.
Desejamos um Feliz 2020! Que a nova década se inicie com muitas energias boas e que o desejo de fazer o bem venha sempre em primeiro lugar! Estamos abertos para visitação, na Casa da Cultura de Aventureiro. Fotografias dos alunos, funcionários de nossa rede escolar, amigos e companheiros do dia a dia tornando assim um trabalho melhor.
Durante a semana, aberto para visitações, de segunda a sexta, 09h às 16h. Viva a Cultura!!!.

CONSCIÊNCIA NEGRA :

"Bate papo da psicóloga Thaís Carvalho com os alunos e Roda de Capoeira do Mestre Hernani na praça de São Domingos ".

Publicação: 22 de Novembro de 2019
Horário: 10:00

O dia 20 de novembro representa um dia de luta, de guerra, de amor, de respeito, de sabedoria e conhecimento. Entender e aprender a história daqueles que foram crussificados e forçados a satisfazerem os desejos alheios. Este é um vídeo com um resumo da ação promovida pela Secretaria de Cultura em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social do nosso município, os alunos do 2º e 3º ano da Escola Estadual Miranda Manso, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Luíza e os alunos do 9º ano da Escola Municipal de São Domingos bateram um papo com a pisicóloga e moradora de Aventureiro Thaís Carvalho. Foram debatidos temas importantes. Cabelo, cor, socidade, desigualdade, violência, sexualidade e vários outros assuntos que serviram como base para convidar os estudantes a se conscientizarem.
Roda de Capoeira do Mestre Hernani na praça de São Domingos com os alunos da Oficina do Centro de Convivência do nosso distrito em homenagem à nossa história de vida, luta e alegria. Ela possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional, criado por Mestre Bimba, caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade. Porém é importante ressaltar que capoeira é uma só, a Capoeira de Angola, considerada a mãe dos outros estilos e mais próxima da capoeira jogada pelos escravos africanos.
O evento foi realizado com apoio do Centro de Convivência de São Domingos através de Josy Oliveira e Jaqueline Sampaio.
Viva a Cultura!!!

.

O TEMPO DE TEMPO EM TEMPO :

"Livros Inventariados da Igreja".

Publicação: 04 de Novembro de 2019
Horário: 11:36

Abertura de nossa exposição fotográfica "O Tempo De Tempo Em Tempo" idealizado por Bruna Felix, com produção de Rodolfo Almeida e apoio da Secretaria de Cultura. Junto com nossa abertura, tivemos a entrega dos Livros da Igreja que foram restaurados. No primeiro dia do mês de novembro aconteceu um momento importante para o patrimônio cultural de nosso município, a entrega de Livros sob a responsabilidade da Igreja Matriz,( Livro de "Óbtos" datado do ano de 1868 a 1890 e o Livro de Tombo). O trabalho de restauração foi feito pelo historiador do MAMM - Museu de Artes Murilo Mendes - em Juiz de Fora, o professor Aloísio Castro, presenteou os convidados, equipe da melhor idade do CRAS de Aventureiro e São Domingos, Turma do oitavo ano da Escola Municipal São Domingos, aos conselheiros do patrimônio Cultural, nossos amigos de Maripá de Minas, o Prefeito acompanhado de sua primeira dama, o vice prefeito e a comunidade que garantiu a presença e pode acompanhar os processos de restauração apresentados em uma palestra. A história agradece a Secretária de Patrimônio Cultural e Cultura, Senhora Adriana Carminate por se dedicar ao empenho de preservar a memória local, garantindo o conhecimento e a cultura do nosso município permanentes para as próximas gerações. Não percam! Estamos abertos para visitação, na Casa da Cultura de Aventureiro.
Durante a semana, aberto para visitações, de segunda a sexta, 09h às 16h.
Viva a Cultura!!!

.

E. M. Maria Luíza Torres Martins - Feira Cultural :

"Feira da Cultura" 26/10/2019.

Publicação: 28 de Outubro de 2019
Horário: 11:36

As salas de aula se transformaram em estúdios onde os alunos expunham seus trabalhos culturais, poesias, alimentação, cores e tintas, o evento teve a presença da Médica Veterinária Bruna Torres, doutoranda na Universidade Federal de Viçosa, apresentando seu trabalho "Saúde dos animais e a Importância nas produções de alimentos" e marcando o encerramento da exposição fotográfica de Rodolfo Almeida, graduado em Cinema e TV pela Universidade Estácio de Sá. Desejamos que mais profissionais e munícipes se interessem em expor seus trabalhos nos próximos anos como forma de incentivar os alunos, mostrando outras vivências. Viva a Cultura! Parabéns aos colaboradores da Escola Maria Luíza Torres Martins pela organização do evento.

Fotos:

.

Exposição fotográfica :

"Das margens às montanhas, da marcha ao grito"

Smelct - 05 de Outubro de 2019
Horário: 15:00


S. M. de Educação :
Veio do distrito de São Domingos um onibus carregado de jovens, o destino, a exposição fotográfica "Das margens às montanhas, da marcha ao grito" aberta para visitação na Casa da Cultura, antigo prédio da prefeitura no centro da cidade de Santo Antônio do Aventureiro. O universo colaborou, a tarde daquele sábado era iluminada pela luz do sol, os pássaros que fazem das árvores ao redor da praça suas moradias, contribuíram com seus cantos de harmonia. No salão da Casa da Cultura, o grupo de jovens de São Domingos se encontram com amigos de Aventureiro e se encantaram ao ver as fotografias expostas "Cara, essa foto do 'Abutre' é minha preferida, da pra sentir a emoção dele no show" palavras do jovem Luís Inácio, mostrando os pelos em seu braço arrepiados, em referência a fotografia de um senhor conhecido pelo apelido de Abutre assistindo ao show da banda Detonautas. A responsável por levar os jovens, Josi Oliveira, mãe dos gêmeos Maria Eduarda e Luis Felipe que estavam presentes no passeio, reforçou a importância de momentos culturais como uma forma de incentivar esta geração de celulares e internet, "Quando eu era jovem, nós fazíamos vários encontros organizados pelo Dudu, me lembro de uma vez que fomos em uma visita a um asilo, arrecadamos verduras e passamos a tarde levando alegria e amor para os moradores de lá" palavras de Josi Oliveira. Neste álbum veremos fotografias que foram tiradas pelos próprios jovens que estiveram presentes em nossa tarde de sábado, cada um com um olhar diferente. Viva a Cultura!!!

Fotos:

Passeio com o grupo da melhor idade :

"Descendo a serra"

Smelct - 30 de Setembro de 2019
Horário: 15:00


Selmect :
Na primeira sexta feira do mês de outubro fizemos um passeio com o grupo da melhor idade de Santo Antônio do Aventureiro. Descendo a serra, no asfalto que liga nossa cidade a cidade de Além Paraíba, conhecemos o sítio do Senhor José Miguel, casado com a senhora Carla e o filho do casal Deivid. Era uma linda tarde, a temperatura não passava de 23º, no céu, o sol aparecia em alguns momentos, ao adentrarmos o local, nos deparamos com um lindo sítio, no centro uma casa com uma extensa varanda, o quintal, com seus pés de jabuticaba estava rodeado de galinhas e pintinhos que acabara de nascer, cachorros e gatos compartilhavam o mesmo espaço, a esquerda um curral com uma criação de cabras e a direita um espaço reservado para a produção de deliciosos doces. Há mais ou menos 20 anos a família do Senhor José Miguel resolveram começar a produção do famoso doce "Beijo", popular em nossa região, ele nos mostrou o processo de fabricação 100% orgânico, começando com o plantio da cana, depois o moinho para tirar o caldo, em seguida, o cozimento para adquirir o ponto exato para que a obra de arte chamada de "Beijo" fosse realizada. Ficamos encantados com a execução e o resultado final do doce, claro que provamos as delicias e saímos de mãos cheias depois das compras. Para finalizarmos nosso passeio, desejamos felicitações a dona da casa, Senhora Carla, que comemorava o seu aniversário naquele mesmo dia. Este foi o "Beijo" da melhor idade!

Fotos:

Convite:

Desfile Cívico.

Smelct - 28 de agosto de 2019
Horário: 09:16

S. M. de Educação :

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, tem a honra de convidá-lo (a) para o Desfile Cívico em comemoração no dia da Indepedência do Brasil, que será realizado dia 06 de setembro, às 8 horas, saindo da Prefeitura em direção ao Parque de Exposições.
Paulo Roberto Pires - Prefeito Municipal.
Adriana Carminate - Secretaria M. de Educação.

Passeio Patrimônio Cultural :

"Conhecendo as histórias que resistem ao tempo"

Smelct - 25 de Setembro de 2019
Horário: 16:16


S. M. de Educação :
O dia ainda estava amanhecendo, a primavera chegou e trouxe consigo as nuvens carregadas para molhar nossas terras e florescer nossos jardins de amor e esperança, com aquele friozinho gostoso das serras mineiras.
Nas ruas, convidamos os alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Luiza Torres Martins do município de Aventureiro para um passeio pelo centro da cidade, conhecendo as histórias que resistem ao tempo e são contadas pelo historiador e vice prefeito, Senhor Álvaro Zoffoli.

Os estudantes, as professoras, a diretora e as representantes da secretaria de educação tiveram a chance de descobrir um mundo novo através das curiosidades que lhes foram apresentados, como, onde era a antiga escola, o coreto, as fazendas de café, a farmácia e outras diversas riquezas que o centro de Aventureiro oferece para seus moradores.

Tire um tempo para observar as maravilhas históricas do centro de Santo Antônio do Aventureiro.

Fotos:

Festival Culinário :

"Culinária, nosso patrimônio"

Smelct - 23 de agosto de 2019
Horário: 16:16


S. M. de Educação :
No dia 23 de agosto de 2019, na sede da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado o Festival "Culinária, nosso patrimônio", evento da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais.
Uma tarde agradável e animada com a presença da secretaria de Saúde, Prefeitura, amigos, e do grupo da Terceira Idade do nosso município, onde apreciamos a boa comida e cantamos a felicidade.

Diante de uma boa música com Alvaro Zóffoli e Paulo Henrique.
A caminhada ecológica se realiza em locais onde a natureza oferece:

"O verdadeiro sabor vai além dos temperos, é a alma que transmite os gostos, é a paixão que saboriza a vida."

Fotos: