Pousadas, Chalés, Restaurantes:

É banhado pelo rio Aventureiro que, serpeando, desce descrevendo graciosas curvas, promovendo belíssima cascata pela Fazenda da Torre abaixo, encachoeirando-se, ainda para brilhantismo seu, nas proximidades de sua embocadura. No início do século dezenove, já havia notícia sobre a fertilidade daquelas terras e atraiu muitos aventureiros que receberam sesmarias.
Era assustadora a quantidade de onças na região, e somente homens bem arrojados seguiam para ali. A primeira leva de aventureiros acampou as margens de um rio, ao qual denominaram Aventureiro e por ser dia de Santo Antonio – 13 de junho – foi batizado então o lugar de Santo Antonio do Aventureiro. “Esses aventureiros, já então domiciliados no pequeno povoado, durante várias semanas ocupavam-se com a divisão e demarcações de suas terras, e a folga de um domingo possibilitou que fossem visitar a Cachoeira Alta para sossegadamente, apreciarem aquele inestimável penhor de terra.”
fonte Agnelo Vitral
Cronologia: De seu povoamento por volta de 1818 até 1852, o povoado de Santo Antonio do Aventureiro pertencia ao Município de Mar de Espanha. Em 04 de maio de 1852, tornou-se Distrito de Santo Antonio do Aventureiro.



Pousada

Pousada Madeira

Praça Barão Da Conceição
pousadamadeira@gmail.com
facebook.com/pousadamadeira

(32) 98469-1445
Sítio

Sítio Oriente

Sítio Oriente
gm.sydio@gmail.com
facebook.com/Sítio Oriente

(32) 98404-3729
Pousada

Pousada - Represa

Estrada Córrego Grande, Km 1, s/n - Zona Rural
facebook.com/pousadadarepresa/

(32) 98464-1564
Pousada

Pousada Solar dos Dutras

Rua Prefeito Vasconcelos - 305
instragm@pousadasolardosdutras
facebook.com/PousadaSolarDutras

(32) 3462-4968

O melhor de Santo Antônio do Aventureiro


Cachoeiras

“Esses aventureiros, já então domiciliados no pequeno povoado, durante várias semanas ocupavam-se com a divisão e demarcações de suas terras, e a folga de um domingo possibilitou que fossem visitar a Cachoeira Alta para sossegadamente, apreciarem aquele inestimável penhor de terra.”

Serras

Relevo, clima, hidrografia. A altitude da sede é de 630 m, possuindo como ponto culminante o Pico dos Cocais (1063 m). O clima é do tipo Tropical de altitude com chuvas durante o verão e temperatura média anual. O município integra a bacia do rio Paraíba do Sul, sendo banhado pelos rios Angu e Aventureiro.

Cidade

As primeiras citações a respeito da existência de Santo Antônio do Aventureiro são da Diligência de São Martinho 1784, e narram a existência do córrego do Aventureiro. Segundo lendas, foi na margem desse córrego que José Xavier de Barros, fundou uma povoação no dia de Santo Antônio. O povoado mais tarde tornou-se uma vila e, em 1962, foi emancipado do município de Além Paraíba (ALMG).

História

A origem do nome refere-se que no século XVIII, no intuito de controlar o tráfico de ouro das Minas Gerais, a coroa portuguesa transformou as terras da região do Leste da Zona da Mata, em "Áreas Proibidas" onde era proibido fixar-se moradia, destruir as matas e matar os animais. Logo criou-se a prejorativa de "covil de onças", uma região muito perigosa que atraia somente aventureiros.