Notícias e informativos
2024 2023 2022

Lei Paulo Gustavo 2023 :

" Editais nº 001 e 002/2023 "

Publicação: 18 de outubro de 2023
Horário: 15:30

A Secretária Municipal de Cultura do Município de Santo Antônio do Aventureiro, torna público o presente edital elaborado com base na Lei Complementar, 195/2022, no Decreto 11.525/2023 e no Decreto 11.453/2023.
O presente edital destina-se a apoiar projetos apresentados pelos agentes culturais do Município. Estão asseguradas medidas de democratização, desconcentração, descentralização e regionalização do investimento cultural, com a implementação de ações afirmativas, Lei Complementar no 195/2022 - Lei Paulo Gustavo.

Edital 001/2023
Edital 002/2023
Anexo I
Anexo II
Anexo III
Anexo IV

Anexo V
Anexo VI
Anexo VII
Anexo 01
Anexo 02
Anexo 03

Anexo 04
Anexo 05
Anexo 06
Anexo 07
Resultado Preliminar
Resultado Final

"60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO"

Temos a honra de prestar-lhe homenagens com o objetivo de valorizar a sua história que também é nossa.

Publicação: 07 de Junho de 2023
Horário: 17:00


O município de Santo Antônio do Aventureiro se localiza na região da Zona da Mata mineira. As primeiras citações a respeito da existência deste município são da Diligência de São Martinho em 1784, e narram a existência do córrego do Aventureiro. Segundo lendas, foi na margem desse córrego que José Xavier de Barros, fundou uma povoação no dia de Santo Antônio. A origem do nome refere-se que no século XVIII, no intuito de controlar o tráfico de ouro das Minas Gerais, a coroa portuguesa transformou as terras da região do Leste da Zona da Mata, em "Áreas Proibidas" onde era proibido fixar moradia, destruir as matas e matar os animais. Logo, criou-se uma ideia mentirosa de "covil de onças", uma região muito perigosa que atraía somente aventureiros.
Em 1887, Santo Antônio do Aventureiro foi integrado ao município de Mar de Espanha , ao qual permaneceu vinculado até 1938, quando passou a pertencer ao município de Além Paraíba. Emancipou-se no dia 30 de dezembro de 1962. Mas, Santo Antônio do Aventureiro foi instalado mesmo como município em 1º de março de 1963 e teve como seu primeiro prefeito eleito, o Sr. Eudóxio Vasconcellos.
Atualmente, a administração municipal é gerida pelo Sr. Amaury de Sá Ferreira. O município de Santo Antônio do Aventureiro é constituído da sede Aventureiro, do distrito São Domingos e do povoado Alto da Conceição. Sua grande extensão territorial é composta também por vários sítios e fazendas históricas que contextualizam o período áureo das grandes plantações de arroz e lavouras de café que contribuíram com o baronato nas Minas Gerais. A Praça Barão da Conceição é rodeada por construções coloniais centenárias. Compondo o cenário da praça, temos casarões que agregam a história do surgimento da antiga Vila Aventureiro. Temos também a sede da prefeitura municipal, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a imponente Igreja Matriz de Santo Antônio que comemorou seus 150 anos de história, datada de 1872.
E como referência ao povo desse lugar, ressaltamos as pessoas acolhedoras e trabalhadoras com uma reconhecida retrospectiva de produção de café e arroz, ainda vale citar a pecuária e os vastos plantios de legumes que perduram até hoje no distrito. Atualmente, deve-se registrar o surgimento das confecções e facções de vestuários. Além da arquitetura colonial, o município é contemplado por lindas montanhas e pelo clima serrano que atrai turistas ao setor de hotelaria. A altitude da sede é 630 metros e possui como ponto culminante, o pico dos cocais com 1063 metros. O clima é do tipo tropical de altitude com temperatura média anual em torno de 19º C, variações de 15º a 23º C. O município de Santo Antônio do Aventureiro também é cultura. Possui produção de queijos, doces e derivados da carne suína entre outros. Há uma vasta programação anual de festividades, tais como a Festa de Santo Antônio, São Domingos, Nossa Senhora da Conceição, Exposição Agropecuária, Carnaval, Festa de São João, Cavalgadas, torneios esportivos, passeio ciclístico, corrida rústica e Moto Fest.
Parabéns a Santo Antônio do Aventureiro!
“Terra que sempre hei de amar...”

"Cemitério Municipal"

Manutenção e conservação do Cemintério do de nossa Cidade.

Publicação: 29 de Maio de 2023
Horário: 17:00


Cemitério Municipal de Santo Antônio do Aventureiro recebe cuidados da atual gestão administrativa através de ações patrimoniais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro em prol da conservação do contexto histórico do município, realiza diversas ações em benefício do Patrimônio Cultural. O bem inventariado denominado "Cemitério Municipal" ganhou destaque a partir das benfeitorias concluídas no dia 26 de maio de 2023.
A conclusão deste plano de aplicação da Secretaria de Cultura, vem mais uma vez concretizar o comprometimento da gestão municipal para com o serviço público a ela confiado.

"Antigo grupo Miranda Manso"

Atual Prédio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro.

Publicação: 29 de Maio de 2023
Horário: 14:00


A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, concluiu no dia 26 de maio de 2023, ações de manutenção e conservação em bens inventariados que compõem o Patrimônio Cultural do município.
O prédio da atual Prefeitura Municipal, antigo grupo Miranda Manso, recebeu benfeitorias que deixaram a belíssima construção colonial ainda mais exuberante.
As ações realizadas pela atual administração, demonstram o comprometimento com o zelo ao bem público e ainda ressaltam a importância da identidade cultural a partir do contexto histórico estruturado na arquitetura colonial do município.

Antiga Prefeitura Municipal :

Foi também a casa onde Morou o Pintor Euvonio Torres (Caboclo).

Publicação:29 de Maio de 2023
Horário: 13:00


Diversas ações de manutenção e conservação de bens inventariados que compõem o Patrimônio Cultural do município de Santo Antônio do Aventureiro, foram realizadas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
No último dia 26 de maio, no atual prédio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, antiga Prefeitura, foram concluídas benfeitorias do plano de aplicação da Secretaria Municipal Cultura com o objetivo de conservação do Patrimônio Cultural existente. A atual gestão municipal ressalta a importância do contexto histórico e cultural das construções coloniais no município e as considera pertinente para a formação da identidade da nossa sociedade.