Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio do Aventureiro:

Planejamento das atividades sócio assistenciais do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.


INTRODUÇÃO

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV é resultante do reordenamento disposto na Resolução CIT nº 01, de 21 de fevereiro de 2013, que unificou os Programas de Erradicação do Trabalho Infantil, Programa Projovem Adolescentes e Programa de atendimento em Grupos para Pessoa Idosa. Trata-se de um Serviço socioassistencial e socioeducativo, em que se propõe prestar apoio efetivo prestado à família, através da inclusão em programas de transferência de renda e na rede de serviços para acessar os direitos básicos de cidadania. E, trabalhar com trabalho com famílias enquanto sujeitos socioculturais, com suas histórias e projetos, fazendo reflexão sobre o cotidiano e formas de organização da família para promover suas capacidades e autonomia.

O SCFV tem caráter preventivo e proativo, realizado em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade. Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com deficiência. Parte-se do princípio de que a convivência no campo socioeducativo é uma oportunidade de vivência e afirmação de atitudes e valores que fortaleçam e despertem o prazer de viver em comunidade, a importância da vida, a aposta em si mesmo dentro de padrões sociais solidários e cooperativos. São subdivididos por ciclo de vida: o SCFV para crianças e adolescentes entre 06 a 15 anos, SCFV para adolescentes entre 15 a 17 anos, o SCFV para pessoas idosas (a partir de 60 anos de idade).

No SUAS, o Reordenamento significa um avanço na consolidação e organização do serviço socioassistencial voltado às crianças, aos adolescentes e as pessoas idosas, fortalecendo o princípio da gestão descentralizada entre os entes e o respeito à diversidade das características de organização do trabalho grupal realizado com o público da Assistência Social em cada território.

Observando a dinâmica da humanidade, vemos a importância do planejamento em todos os setores da sociedade como sendo algo fundamental e necessário principalmente para a gestão pública. Assim, optamos de forma simples e sem exageros desenvolver um plano de trabalho sócio educativo para o público do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) de Santo Antônio do Aventureiro, Minas Gerais. É nesse contexto que surge o planejamento como algo que precisa ser feito, como processo de racionalização, organização e coordenação. No SCFV, no entanto, para que o oficineiro e o facilitador cumpra a sua real função, é preciso que esteja fundamentado nas exigências sociais, num projeto definido de visão de mundo, de sociedade e do homem que se quer formar.


Clique para Saber mais - PDF


OFICINAS:

Secretaria Municipal de Assistência Social:
Endereço:
Rua José Antônio Senra – número 15, - Casa da Cultura, sala 1, - Centro,
Fone: (32)3286-1390. - E-mail: social.pmsaa@bol.com.br
Centro, Santo Antônio do Aventureiro - MG